O treinamento de Trabalho em Espaço Confinado para Trabalhadores e Vigias, também conhecido como Treinamento de NR-33, de acordo com a Norma Regulamentadora NR-33 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que se refere à segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados.
O treinamento visa atender a Norma Regulamentadora Seis (NR-6) do MTE que prevê a obrigatoriedade da realização do treinamento para os funcionários que utilizem qualquer tipo de EPI, a fim de capacitar e orientar os trabalhadores quanto à necessidade e uso correto dos equipamentos, visando garantir sua segurança e integridade física.
É responsabilidade do empregador: orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação do EPI.
A NR-11 promove um aumento sistemático da segurança do trabalho nas operações de movimentação, transporte e armazenamento de cargas. Estes setores constantemente trabalham com atividades de risco, como elevação de materiais pesados e transporte rodoviário sob condições desfavoráveis
A NR-12 promove a segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos define quais são as medidas de proteção obrigatórias que a empresa deve tomar para preservar o bem-estar, a segurança e a integridade física dos trabalhadores que lidam com maquinário em sua rotina de trabalho.
NR-35 é a Norma Regulamentadora de Segurança do Trabalho, que rege trabalhos executados em alturas. Essa norma consiste em diversas orientações de segurança para que o trabalhador possa desempenhar suas funções sem correr riscos de queda, acidentes ou até mesmo óbito.
Os Cursos de CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes geram certificados de segurança do trabalho que para funcionários ou proprietários de empresas que desejam participar nas tomada de decisões de segurança em uma corporação.
NR 36 é uma Norma Regulamentadora criada em 2013 com o objetivo de estabelecer um padrão de segurança e qualidade para ambientes frigorificados em indústrias de Abate e Processamento de Carnes e Derivadosfrigoríficos. O objetivo desta norma é assegurar a qualidade da carne em aspectos de armazenagem e distribuição, mas também de reduzir os riscos de acidentes de trabalho existentes neste espaço.